O que a conversa com seu cão ou gato diz sobre a relação entre vocês.
Se muitas vezes você acha que fala mais com seu animalzinho do que com humanos, saiba que não está só. Mas já se perguntou o que te leva a conversar com seu amigo peludo? Essa interação pode ter um significado maior do que imagina.
Faz bem para a saúde mental.
Quem tem um ombro peludo para desabafar, logo percebe que os animais são ótimos ‘ouvintes’. Com eles, não há necessidade de filtrar o que se diz, eles não vão te julgar, nem dizer o que você tem que fazer. É quase uma terapia!
Além de fortalecer a conexão entre vocês, o bem estar e a sensação de prazer que o papo com seu pet proporciona pode deixá-lo mais sensível e afetuoso.
A comunicação vai além das palavras.
É a emoção com que expressamos o que dizemos que eles compreendem.
O tom de voz que comunica: falar com amor para demonstrar carinho, com rigor para educar, com entonação alegre para elogiar o bom comportamento.
E é a capacidade de resposta deles ao que dizemos, que estimula a interação com a conversa.
Se você diz ao seu cachorro que é hora de passear, ele já abana o rabo, corre para a porta e responde “ebaaa”. Ao fazer carinho em sua gata e dizer que a ama, ela responde “eu também te amo” ronronando.
Eles podem não processar as palavras como nós, mas essa comunicação baseada na linguagem abre espaço para a humanização da relação com eles.
Imitá-lo pode ser uma forma de conversar com quem está ao seu redor.
Outro hábito bastante comum é o de falar pelos próprios animais de estimação como se fosse um ‘ventríloquo’ imitando a voz dele. Uma das motivações pode ser a de querer que o pet seja um participante ativo no lar. E também pode ser uma maneira das pessoas se comunicarem umas com as outras indiretamente.
Pesquisa recente mostrou que essa pode ser inclusive uma forma mais humorada e leve de fazer c?iticas, resolver conflitos, ensinar valores e criar uma identidade familiar que inclua os animais como membros da família.
O amor é a melhor comunicação.
Não é nenhuma novidade, mas sempre é bom lembrar que conversar com o seu pet é uma forma muito prazerosa de expressar o quanto o ama.
Para o seu pet dá até para falar coisas que não pode ou não quer contar a outra pessoa. Às vezes só precisa dizer o que está em sua mente. E sim, cães e gatos vão te dar toda atenção. Além de se sentir melhor, é uma excelente forma de fortalecer o vínculo com seu leal amigo canino e felino.