O tempo de adaptação do filhote dependerá diretamente da colaboração de toda a família. Estabeleça desde o início uma rotina com horário adequado para praticar exercícios e brincadeiras, comer e dormir.
Tenha uma atitude positiva e deixe seu cãozinho cheirar, observar e explorar o novo ambiente de forma livre e calma, isto contribuirá para que se sinta mais relaxado e seguro em sua nova casa e família. Pode ser também que ele passe a segui-lo(a) em todos os lugares ou fique quieto em um canto da casa, escondido embaixo de um dos móveis.
Independente da atitude, é importante se organizar para não deixá-lo sozinho pois pode se machucar ou sair por alguma porta que foi deixada aberta, por exemplo.
Atente-se a possíveis itens domésticos comuns mas perigosos a que seu pet não pode ter acesso fácil, como agulhas, cabos elétricos, vasos, ornamentos de vidro, plantas venenosas, produtos de limpeza doméstica, alimentos proibidos para cães e que podem causar intoxicação.
Se houver crianças em casa, um novo animal pode ser a melhor diversão, no entanto é imprescindível que monitore a interação entre eles e explique bem que o bichinho não é como um brinquedo, mas um ser vivo que deve ser tratado com respeito e amor. Introduzir estes valores desde o início contribui para o desenvolvimento afetivo e educacional da criança em paralelo a uma melhor adaptação do pet.
Dica: Palavras e carícias são suas principais aliadas para acostumar o filhote a nova casa.