A pessoa que melhor pode avaliar as necessidades específicas do seu pet é o veterinário. De forma geral, você deve dar a ele ração seca própria para filhotes. Existem diversos tipos e apresentações específicas para compra. e nada melhor do que a ajuda profissional para escolher a mais adequada para ele. Independente disso, algumas dicas gerais são importantes, lembrando sempre que a alimentação vai mudar de acordo com a idade:
- Primeiros 2 meses: leite materno. O desmame acontece aos poucos, com a combinação de alimento misturado com água. O tempo de transição para a ração seca, varia de acordo com a raça.
- Até os 6 meses: 4 vezes ao dia.
Raças muito pequenas podem precisar se alimentar 5 vezes até o terceiro mês para evitar hipoglicemia.
- De 6 meses a 1 ano: 3 vezes ao dia.
- A partir de 1 ano: 2 vezes ao dia.
Variar de vez em quando o cardápio, é uma forma de oferecer hidratação extra e deixá-lo mais motivado e feliz. Você pode incluir petiscos e guloseimas próprias para a idade como recompensas e até frutas e legumes não ácidas em porções pequenas (1 pedaço/dia) como: banana, maçã, mamão, cenoura crua, mas nunca substitua a ração seca que oferece o nível nutricional adequado para o animal.
Sobre a quantidade a oferecer de ração, depende de uma série de fatores como peso, altura, idade, atividade física do animal. Você pode se basear nas instruções da embalagem que de maneira geral, oferece recomendações com base no peso do animal.
Em média, os cães adultos comem alimentos correspondentes a cerca de 2% ou 3% do seu peso corporal todos os dias.
Deixe sempre disponível água em abundância e procure trocar ao menos 2 vezes ao dia.
Dica: Verifique peso 1 vez por mês se aumentou, diminuiu ou foi mantido.