O objetivo principal da primeira ida ao veterinário é fazer um exame geral do animal. O médico irá avaliar, peso, dentes e gengivas, visão, audição, sinais de parasitas, qualidade da pelagem, batimento cardíaco e pulmões. Também irá analisar possíveis problemas genéticos e passar algumas informações gerais sobre como cuidar do seu bichinho.
Será feito um registro com dados importantes do seu pet como nome, idade aproximada, dieta ou quaisquer condições hereditárias. Isso facilitará a detecção precoce de quaisquer patologias relacionadas. No final da sua primeira visita, o veterinário deve fornecer um livreto de dados médicos do seu cãozinho. Nele, você pode atualizar as vacinas, datas dos exames e qualquer informação pertinente relacionada à sua saúde.
A partir dos 45 dias de vida já se pode iniciar o programa de vacinação com a primeira dose da Múltipla que previne de doenças virais e infecções causadas pela leptospirose. É aconselhável que as vacinas sejam aplicadas com um intervalo de aproximadamente 21 dias. Durante este período, monitore o seu bichinho.
Confira a tabela:
Outro procedimento realizado é o da vermifugação que é reforçada após 30, 45 e 60 dias. Caso tenha outros animais de estimação em casa, é recomendado que sejam vermifugados novamente, para não se contaminarem uns aos outros.
Peça conselhos ao seu veterinário sempre que precisar.
Dica: Faça uma lista com todas as suas dúvidas e informações relevantes para compartilhar com o médico veterinário.