O primeiro banho no filhote gera um pouco de dúvida quanto ao momento certo, a frequência e isso pode variar um pouco em função de alguns fatores como raça, porte pelagem. Mas é importante que o banho aconteça em até 60 dias para favorecer a socialização do animal.
Não dê banho no filhote antes do desmame. O animal tem uma gordura natural que faz a ligação com a mãe e o protege. A alteração do cheiro pode causar a rejeição pela mãe.
Leve em consideração o cronograma de vacinação do filhote antes. O animal pode sofrer estresse durante o banho, e levar a uma fraca resposta imunológica às vacinas. Uma tomada de decisão incorreta pode gerar uma alergia ou diversos outros problemas de saúde.
É muito importante garantir que a experiência seja agradável e positiva desde o primeiro banho (em que apresentamos novos estímulos ao filhote), pois isto influenciará diretamente os banhos futuros a acontecer de uma forma tranquila e não traumática.
Neste sentido o banho em centro de estética é sempre mais indicado por ser feito por profissionais experientes que estão acostumados a lidar com o procedimento. Seu cãozinho estará nas mãos de pessoas capacitadas com técnicas específicas e cuidados essenciais para ajudá-lo na situação que pode ser estressante para alguns animais.
Certifique-se de que o local possua um veterinário cadastrado responsável pelo estabelecimento, fato obrigatório por lei. Confira como funciona o procedimento e se o ambiente e materiais são esterilizados.
De preferência agende antecipadamente e pelo primeiro horário para evitar contato com outros animais na sala de espera prevenir de contaminações.
Caso opte por fazer o banho em casa, verifique antes se há um local adequado.
Fique atento aos olhos e ouvidos para não desenvolver infecções. Use produtos veterinários específicos para cães. A temperatura da água é de suma importância, deve se manter morna (teste na parte interna de seu punho se está agradável). Evita dermatites e outras complicações.
Ainda assim, é indicado que pelo menos uma vez por mês você retorne ao petshop para um banho mais profissional. Hidratações mensais ajudam a preservar a pelagem e mantê-la saudável.
Apesar dos cães não necessitarem de banhos diários como nós, eles precisam de banhos regulares. De forma geral cães devem ser banhados entre 7 a 15 dias, podendo ser mais espaçados de acordo com a raça e tipo de pelagem.
A regularidade também varia de acordo com alguns fatores, se o animal fica fora de casa ou mantém um convívio estreito com a família, a época do ano e se ele tem tendência a problemas dermatológicos.
Dica: A escovação diária ajuda a eliminar pelos e sujeira e ainda estreita o laço entre vocês.