Quando decidimos ter um filhote de quatro patas, muitas coisas passam pela nossa cabeça sobre como garantir sua saúde e bem estar. Confira a seguir algumas dicas de cuidados básicos que é importante ter nos primeiros momentos com seu peludo.
Prepare-se para receber seu cachorrinho.
Você precisará de algumas coisas ao trazer um filhote de cachorro para casa: ração específica para filhotes, coleira se possível com etiqueta incluindo seu número de telefone, tigelas de água e comida, cama de cachorro, brinquedos para roer, tapete higiênico. Confira nosso enxoval para filhotes.
Adapte sua casa para a segurança do seu filhote.
Os filhotes gostam de explorar tudo. Use lata de lixo com tampa. Deixe as janelas fechadas, ou use rede de proteção. Guarde produtos de limpeza, medicamentos entre outros em um local que seu filhote não alcance. Repense a disposição das plantas e também tenha cuidado com fios como carregador de celular.
Estabeleça uma rotina de alimentação.
A quantidade de comida a oferecer, depende de seu tamanho, idade e saúde. Se depender do cão ele come muito se houver comida disponível. Então é importante pedir orientação ao veterinário sobre a medida ideal.
Use cama para cachorro.
Os filhotes podem dormir de 14 a 20 horas por dia, por isso é muito importante que ele tenha uma cama confortável em que se sinta à vontade.
Pratique atividades diárias.
Sempre reserve um tempo de pelo menos 1 hora para caminhadas e brincadeiras. Isso o ajuda a gastar suas energias e a se conectar com você. Em caso de haver um quintal na casa, certifique-se de que tenha um local coberto com sombra para mantê-lo fresco.
Observe os sinais quando ele quiser fazer suas necessidades.
Há dois sinais de que seu filhote precisa fazer suas necessidades. Ele irá farejar o chão para encontrar um local, ou sairá correndo. Quando você o ver agindo dessa forma coloque-o no lugar onde quer que ele use. Depois de fazer xixi no lugar certo, elogie-o.
Cuide da pelagem e das unhas de seu pet.
Escove diariamente os pelos do seu cão. Converse com seu veterinário sobre a escova ideal para a raça do seu cão. Apare as pontas das unhas semanalmente pois unhas compridas podem afetar as articulações do pulso de um cão e também ferir pessoas ou destruir móveis. Comece com seu pet ainda jovem. Seu médico veterinário pode mostrar como fazer ou você também pode pedir para cortar quando for dar banho no pet shop.
Aproveite ao máximo sua primeira consulta ao veterinário.
Logo após se instalarem agende sua primeira consulta ao veterinário. Antes faça um roteiro de perguntas relacionadas a todos os cuidados e anote todas as orientações do médico como lembretes para incorporá-los mais facilmente a sua rotina de cuidados.
- Cachorrinhos são vulneráveis a pulgas e outros parasitas então converse sobre opções seguras para controlar parasitas tanto externos quanto internos.
- Siga o cronograma de vacinação determinado pelo médico veterinário e não esqueça de vaciná-lo na data correta para não perder o protocolo.
- Pergunte quais alimentos ele recomenda, com que frequência e qual tamanho da porção.
- Peça orientação também sobre os cuidados com a higiene geral do seu pet.
- Verifique também quais sinais de doença observar e métodos preventivos durante os primeiros meses do seu filhote.
Considere a opção de castrar seu animal.
A castração pode ser feita a partir dos 2 meses de idade mas a maioria dos médicos veterinários opta por fazer entre 4 a 6 meses. Se optar por fazer a castração, o ideal é que faça até as 24 semanas de idade.
Os filhotes da rede Encrenquinha’s são entregues vacinados, castrados e com antiparasitários.
Os filhotes não ficam pequenos para sempre. É um momento muito especial que ficará guardado em sua memória e coração. Por isso faça com que cada dia seja único com muita diversão, amor e compromisso.