Entre os desafios da nova rotina, está a preocupação às mudanças de comportamento dos nossos pets. Assim como os seres humanos, os animais também são propensos ao estresse, ansiedade, medo e tédio.
Ao reconhecer sinais de que ele está estressado, algumas medidas podem ajudar seu amigo de quatro patas a ser mais feliz e relaxado. Aqui estão nossas dicas pelo bem estar e enriquecimento emocional dos animais de estimação.
Faça caminhadas diárias ao ar livre de forma segura
Os exercícios além de ajudá-lo a manter um peso saudável e uma função cardiovascular forte, queimam o excesso de energia que pode contribuir para problemas comportamentais.
Organize sua rotina e defina um cronograma para seu pet
Especialmente para gatos que se beneficiam dos horários regulares das refeições, das brincadeiras e das horas de dormir. Mudanças na programação podem criar estresse e ansiedade.
Crie um refúgio seguro. Eles também precisam de privacidade e silêncio
Ofereça um cantinho onde ele possa se refugiar em momentos de medo e ansiedade em função de fatores como fogos de artifício, tempestades, som alto, aspirador de pó, convidados. A ideia é que ele tenha um lugar tranquilo e seguro para que ele possa relaxar.
Estimule a mente do seu peludo
A falta de estímulo mental pode levá-lo ao tédio, ansiedade de separação, atividades destrutivas e agressividade. Presenteie-o com brinquedos interativos, bolinhas, ofereça guloseimas escondidas para explorar o faro e a visão.
Pratique técnicas de modificação de comportamento
Técnicas de contra condicionamento e dessensibilização podem modificar comportamentos e funcionar bem para reduzir o pânico de seu animal a um gatilho. Um pet que tem pavor de aspirador, por exemplo. Com as técnicas, ele pode mudar a maneira como vê o objeto. Consulte um adestrador para obter ajuda e retreinar a resposta ao medo do seu animal.
Use feromônios para tranquilizar seu bichinho
Se você tem um gato ou cão ansiosos, existem difusores de feromônios específicos para cada espécie, coleiras, sprays para produzir um efeito calmante. Ao sentir o aroma do produto, o organismo produz uma reação química que passa a sensação de segurança.
Toque músicas para amenizar o estresse
Independente de qual seja suas preferências musicais, reconhece que os diferentes gêneros despertam emoções. A música também pode fazer bem para os animais e suavizar o estresse. Quando sair de casa, experimente deixar o som ligado com uma playlist de músicas suaves.
Considere creches e hotéis específicos para cães gastarem suas energias
Os locais são pensados para promover a saúde física, mental e social dos cães. Além de socializar com outros AU-migos, podem aprimorar suas habilidades mentais e de obediência pela convivência com profissionais especializados em comportamento canino.
Seja um modelo calmo para seu bichinho
Lembre-se que os peludos funcionam como verdadeiras esponjas de alterações de seu humor. Ou seja, estão em sintonia com seu estado de espírito e percebem as mudanças mais sutis de seu comportamento.
Pratique manter a calma e logo verá como isso irá refletir nas atitudes dele
Se ainda assim, notar que seu animalzinho continua com distúrbios de comportamento e está preocupado com o seu bem estar, também pode buscar informações e ajuda profissional para lidar com seu bichinho.
Na rede Encrenquinha’s, você pode contar com profissionais atualizados e gabaritados para solucionar problemas e melhorar a qualidade de vida dos animais.