Você já tem um cachorro e vai pegar outro? Você verá como a chegada da nova companhia irá acabar com aquele sentimento de ficar presa ou preso por deixar o cachorro sozinho.
Se você está com dúvidas sobre como fazer para que os dois peludos se socializem e virem bons cãopanheiros, você está no lugar certo.
Veja a seguir 7 dicas do que fazer para que eles tenham uma convivência boa desde o começo.
1- No dia da chegada do novo cão, gaste bastante as energias do cão que já é de casa.
Canse bastante seu cão mais velho, faça um belo de um passeio longo, deixe-o brincar à vontade até ficar bem cansado. Depois, pegue o filhote novo, se possível conte com a ajuda de mais uma pessoa e apresente-os num ambiente diferente da casa. Dessa maneira, é possível evitar que o cão que já está com o tutor tenha o comportamento de domínio, invasão e competição caso seja apresentado em seu ambiente.
Só depois deste primeiro contato num lugar neutro, leve-os para casa.
Para que eles se conheçam melhor pelo olfato, vale a pena deixar uma manta com o cheiro do filhote.
2- No começo não deixe-os juntos sem supervisão, afinal não dá pra saber suas reações.
Eles precisam passar o máximo de tempo possível juntos, para que possam se adaptar um ao outro, porém, com alguém monitorando e tendo a certeza de que vai dar tudo certo. Então, nos momentos em que não tiver ninguém em casa, é melhor deixá-los separados em ambientes diferentes. Somente quando você estiver 100% segura ou seguro de que eles têm uma convivência pacífica, é que eles podem ficar juntos na sua ausência.
3- Deixe-os à vontade para se relacionarem. Eles vão criar as próprias regras entre eles.
Os cachorros falam uma língua que só eles sabem, então deixe-os se entenderem da maneira deles. Se eles brincarem, deixe, se tiver uma briguinha leve, deixe. Interfira o mínimo possível. Só interceda se tiver uma briga séria, se a coisa ficar feia. Você vai sentir quando acontecer. Fora isso, respeite o jeito deles de se socializarem e imporem seus limites. Um vai ensinar o outro.
4- Coloque tigelas de comida separadas.
Desta forma você evita o estresse entre eles de ter que comer rápido ou de um querer passar na frente do outro, ou do outro comer a comida que era pra ser dele. E isso pode ser uma regra interessante não só no começo, mas para ser mantida durante toda a convivência entre eles.
5- Para evitar ciúmes faça as coisas primeiro com o cão mais antigo.
Na hora de oferecer petisco, primeiro ofereça para o cão mais velho, na hora de passear, coloque a coleira primeiro nele, entre outras coisas. Isso tudo para evitar que o cão da casa não sinta que deixou de ser prioridade por causa da chegada do cão mais novo.
6- Faça passeios juntos para fortalecer o vínculo entre eles.
O passeio pode ser super favorável para uma maior aproximação, já que é um dos momentos prediletos dos cães. A associação positiva que o pet faz na hora de passear pode contribuir para que ele seja mais receptivo com a nova companhia.
7- Tente deixá-los o máximo de tempo juntos, inclusive na hora de dormir.
Dormir com o outro cão reforça o laço da matilha, então deixe-os juntos caso eles se aproximem um do outro na hora do descanso.
O começo é uma fase que requer extrema atenção e muita paciência para que os cães se familiarizem um com o outro. Passado este período de adaptação, você verá que a nova companhia foi a melhor decisão que você poderia ter tomado por vários motivos: eles vão brincar e gastar energia juntos, depender menos de você para se exercitarem e se divertirem, terão mais facilidade para se socializarem com outros cães e é claro, o principal, você terá amor canino em dobro.