Quando o filhote chega, as mordidas podem ser divertidas e carinhosas, afinal, não doem nada. Mas com o tempo a brincadeira pode ferir e se tornar um problema. Para evitar que as mordidas se tornem um hábito, é preciso agir logo no começo. Veja 6 dicas certeiras para ensinar seu cão a parar de morder:
1- Seja consistente com os ensinamentos. Não adianta deixá-lo te morder num dia, e no outro repreendê-lo pelo mesmo comportamento. Isso deixará seu cão confuso e dificilmente ele aprenderá algo.
2- Toda vez que o cachorro morder, pare de brincar no mesmo instante. Ignorar é a atitude que mais surte efeito, pois ele deixou de ter sua atenção que é o que ele mais quer. Espere, e só depois de um tempo volte a interagir com ele. Repita este processo sempre que te morder.
3- Os brinquedos são seus grandes aliados para combater as mordidas nas mãos, braços e canelas. Os itens também oferecem um tipo de conforto durante o período de troca da dentição. Se puder, diversifique nas opções, e ofereça a que mais lhe agradar nos momentos em que ele te morder.
4- Não ceda a chantagens. Sabe aquela mordiscada que eles dão quando querem algo e não damos? Resista. Se você ceder, ele vai entender que pode agir dessa forma para conseguir o que quer. Só depois de um tempo, em que ele já não estiver mais mordendo você faz o que ele deseja.
5- Mude o foco. Para os filhotes, morder faz parte do jeito deles de brincar e chamar atenção. Nestas horas, entre no jogo da brincadeira de outras formas: jogue uma bolinha, vá passear. A estratégia é fazer algo mais legal do que a mordida.
6- Gaste mais as energias dele com passeios diários. Isso é válido especialmente para os casos em que o cão desenvolveu o comportamento de morder, por conta de tédio ou ansiedade.
Esperamos que as dicas possam te ajudar a ensinar seu cão a parar de morder. Agora é só colocar tudo em prática. Depois conte pra gente se deu tudo certo. ;)