O primeiro fato é que seu nome é difícil de soletrar mas os Dachshunds são muito fáceis de amar. Também conhecido por Teckel, Basset, Cofap ou Salsicha, seus corpos longos e pernas curtas os tornam especialmente fofos e adoráveis. Embora vindos da Alemanha, são populares em países como México, Japão, Estados Unidos e claro, BRASIL.
Aqui estão alguns fatos interessantes sobre os Dachshunds.
1. Há uma grande variedade de cores
Eles podem ter mais de 15 cores e três tipos de pelagem. Os mais comuns no Brasil são o preto, o preto com canela, o creme, o vermelho, o marrom, o bege e o azul.
2. Existem 3 tamanhos no padrão
O maior tamanho de Dachshund pode ser até 3 vezes maior que o tamanho miniatura.
O menor tamanho pesa em média 5 quilos, enquanto o maior tamanho chega a pesar cerca de 10 kilos. De acordo com o CBKC os nomes diferem de acordo com o tamanho: Dachshund o maior, Dachshund Anão o médio e Kaninchen o miniatura.
3. Existem 3 tipos de pelagens
Eles podem ter o pelo curto, duro ou longo. Curiosamente os cães de pelagem curta têm a tendência de uma maior queda de pelos do que os cães de pelo longo. Não necessitam de tosa, mas a escovação regular dos pelos longos é essencial para evitar nós e banhos mais frequentes.
4. Uma das raças mais populares
De acordo com o Pet Censo 2021 realizado pela DogHero o “cão salsicha” ocupou a 10° posição no ranking de cães mais amados no Brasil.
5. Eles tem uma legião de fãs
Einstein adorava um dachshund, assim como Pablo Picasso. A popularidade da raça na Grã-Bretanha deve-se à Rainha Victória da Inglaterra (1819 a 1901) que disse: “Nada irá transformar a casa de um homem em um castelo mais rápido e efetivamente do que um Dachshund.”
6. Eles são fonte de inspiração
O Cachorro Waldi foi o primeiro mascote oficial nos Jogos Olímpicos de Munique em 1972. Os Dachshunds também estão nas telinhas. Quem se recorda do Buster em Toy Story?
7. Vivem bastante tempo
Eles vivem há pelo menos 14 anos. E não é raro ver cachorros da raça com 16 ou 17 anos. Uma Dachshund de Nova York chamada Chanel entrou no livro dos recordes do Guinness em 2009. Ela viveu até os 21 anos. Segundo cientistas, a idade equivale a 147 anos humanos.
8. São cães super destemidos e caçadores
Eles foram criados para caçar texugos em suas tocas subterrâneas, juntamente com coelhos escavadores e outros pequenos animais. Inclusive está no nome: Dachs que significa Texugo e Hund que significa cachorro.
9. O primeiro cão clonado da Grã-Bretanha foi um Dachshund
O primeiro cão britânico a ser clonado foi um Dachshund chamado Winnie. O dono de Winnie participou de um concurso para ganhar a chance de clonar seu cachorro – um procedimento que normalmente custaria mais de US$ 60 mil dólares. Os cientistas pegaram uma amostra de pele de Winnie e criaram o Mini-Winnie. Seu dono diz que Mini-Winnie se parece exatamente com Winnie quando era um filhote. Mini-Winnie é bastante saudável e espera-se que viva uma vida longa.
10. Dachshunds seniores geralmente precisam de rampas
Dachshunds são propensos a problemas nas costas, como hérnia de disco. Isso se deve em parte à sua forma, mas também a um gene que cria depósitos minerais dentro dos discos de sua coluna. DDIV ou doença do disco intervertebral, afeta cerca de 25% dos Dachshunds. Por isso, não pense duas vezes em fazer adaptações com rampas pela casa.
Esperamos que você tenha gostado dessas curiosidades sobre o maravilhoso “salsicha”. Acompanhe nosso blog, pois vamos publicar fatos interessantes sobre outras raças. Até logo.