Cães que soltam muito pelo sempre deixam os tutores preocupados: será que é normal? O que pode estar acontecendo? O que fazer para acabar com o problema?
Desde que não seja uma queda exagerada, saiba que cães naturalmente soltam pelos, e isso é algo extremamente comum, em especial em cachorros com pelagem dupla.
A boa notícia é que com algumas dicas e cuidados simples, é possível amenizar essa queda de forma bem expressiva. Confira abaixo o que fazer.
Cuide da alimentação do cachorro
Sem sombra de dúvidas a melhor forma de lidar com cães que soltam muito pelo, é fornecendo uma alimentação de alta qualidade. Quando bem nutridos, os animais conseguem fazer uma melhor digestão dos nutrientes necessários para a sua qualidade de vida.
Isso significa que eles passam a ter mais energia e vitalidade, o que se reflete diretamente na beleza e resistência dos pelos.
Portanto, consulte um veterinário da sua confiança e veja se a alimentação do seu cãozinho está adequada, com todos os nutrientes necessários para que ele viva bem.
Em muitos casos, o profissional pode indicar uma mudança alimentar, seja apontando uma ração melhor para o seu pet ou até mesmo indicando a necessidade de suplementação.
Mantenha uma frequência de banho adequada
Outra dica importante para lidar com cães que soltam muito pelo e reduzir esse problema, é ter atenção à frequência do banho, mantendo o pet sempre limpo.
Ao dar banho no animal, é possível remover toda a pelagem morta de uma única vez, evitando que os fios fiquem soltos pela casa e acabem gerando incômodos.
No entanto, os banhos devem respeitar um tempo adequado e não podem acontecer em excesso. Caso contrário, a pele do animal pode acabar ficando seca e isso faz com que a queda de pelos aconteça exageradamente.
Segundo os veterinários, a frequência do banho depende da pelagem do animal:
- Cães de pelo curto – intervalos de até 15 dias, pois o acúmulo de sujeira e a queda de pelo é bem menor;
- Cães de pelo longo – intervalos de até 7 dias, pois os pelos podem embaraçar e a sujeira é bem maior, o que também acarreta na queda.
Além disso, escolha o shampoo adequado para dar banho no cachorro, evitando assim utilizar produtos de humanos.
Escove os pelos do animal e garanta a tosa periódica
Outra forma de reduzir a queda de pelos é a escovação, já que essa prática ajuda a liberar os pelos que já estão soltos e facilita até mesmo a limpeza do ambiente.
Então, a dica aqui é sempre escovar na direção que os pelos crescem, assim você remove a pelagem morta e ainda agrada ao animal, promovendo um momento de relaxamento para ele.
Cães que soltam muito pelo devem realizar tosas periódicas. O indicado é que essa tosa aconteça uma vez a cada dois meses.
Leve o cãozinho para tomar sol
É válido ainda que você leve o seu cãozinho para tomar sol diariamente, pois esse é um momento ótimo para combater uma série de doenças, principalmente aquelas causadas por ácaros e que levam a queda de pelo.
Sem contar que a vitamina D contribui para a melhor absorção de cálcio e fósforo, ou seja, você ainda ajuda na saúde do pet.
Cães que soltam muito pelo – Quando se preocupar?
Como já citamos anteriormente, é natural que cães soltem pelos, e essa queda pode acontecer com maior frequência em algumas épocas do ano, como verão, por exemplo.
Dessa maneira, se você percebeu que a queda é controlada e não acompanha outros sintomas, como coceira ou problemas de pele, não há necessidade de se preocupar.
Entretanto, se a queda de pelo acontecer junto a outros sinais, é preciso investigar com auxílio de um veterinário, já que pode se tratar de algo mais sério, como:
- Alergias;
- Infecções por parasitas;
- Dermatite e muito mais.
O mesmo vale para quedas que acontecem apenas em alguma parte, uma vez que elas normalmente estão associadas a problemas hormonais no animal.
Conclusão
Cães que soltam muito pelo não necessitam de muita preocupação, alguns cuidados básicos já são suficientes para garantir que esse problema seja sanado.
No entanto, se a queda for exagerada e acompanhada de outros sintomas, a consulta ao veterinário se faz necessária.