Se você tem um pet em casa, com certeza já deve saber que cachorro triste é sinal de que algo não está indo muito bem, não é mesmo?
Os cães são conhecidos pela felicidade genuína, sempre contentes quando o dono chega em casa e bastante agitados quando percebem que é a hora da ração.
Qualquer mudança de comportamento no seu cachorro merece atenção, exatamente para que os cuidados necessários sejam tomados o quanto antes. Por isso, se você tem notado seu cão quietinho demais, aqui vamos explicar o que pode ser e como você pode cuidar dele. Veja abaixo!
Cachorro triste – O que pode ser?
Antes de decidir o que fazer para reverter a apatia e tristeza do cachorro, é essencial que você busque entender o que pode estar incomodando o seu pet e existem vários motivos.
Pode ser que ele esteja passando apenas por um momento de desânimo, o que é natural, mas em alguns casos pode ser algo mais grave, como uma doença. Confira alguns exemplos:
-
Mudança de ambiente
O pet está habituado a um ambiente e caso você mude de residência, por exemplo, essa apatia pode ser em razão do estranhamento do novo lar.
Neste caso, ele só vai precisar de alguns dias para se adaptar à nova casa e em pouco tempo se sentirá à vontade novamente, brincando com todos e sendo genuinamente feliz.
-
Mudanças na família
Os cachorros são apegados às pessoas. Logo, qualquer mudança na família pode afetar o pet duramente, fazendo com que ele sinta falta de alguém que viajou ou não mora mais na casa, por exemplo.
Portanto, separações, viagens ou até mesmo a chegada de uma nova pessoa podem fazer com que o cão fique triste.
-
Solidão
Normalmente quem tem cachorro dá muita atenção ao animal e isso faz com que eles se sintam facilmente sozinhos caso sejam deixados de lado por muito tempo.
Então, se você sai para trabalhar o dia todo e deixa o pet em casa por longas horas, talvez ele esteja se sentindo sozinho, por isso está tão desanimado. Aqui uma solução é apostar nas creches para cachorros, que são ótimos lugares para que o seu pet socialize e tenha mais qualidade de vida.
-
Depressão
Não pense que a depressão atinge somente os seres humanos. O cachorro triste pode ser um sinal de que ele esteja depressivo. Diversas situações causam essa doença no cão, como:
- Abandono;
- Agressão;
- Mudanças na rotina;
- Falta de exercício físico;
- Traumas.
-
Doenças
O cachorro apático e meio triste é também um sinal de doença. Nesse caso, é comum notar outros sintomas, como:
- Febre;
- Vômito ou diarreia;
- Respiração ofegante;
- Falta de apetite e tantos outros.
Como cuidar do cachorro triste?
O ideal é que você observe o cão durante um dia, analisando se ele apresenta outros sintomas além da apatia. Caso sim, leve-o diretamente ao veterinário.
Isso porque, este é o profissional adequado para diagnosticar a doença do seu pet e orientar quanto aos cuidados a serem tomados.
O diagnóstico precoce de qualquer doença garante que o pet responda melhor ao tratamento e possa assim voltar à ativa novamente. Então, não espere a situação se agravar.
Se o cão está amuado, mas não apresenta nenhum outro sintoma, o ideal é que você busque estimulá-lo para que ele fique mais ativo e saia desse estado. Vale levá-lo para passear no parque ou fazer qualquer outra atividade que ele goste, além de brincar com o pet. Isso fará com que ele se sinta melhor!
É fundamental ainda que você garanta uma boa alimentação, já que isso fará com que ele não adoeça e nem tenha a sua imunidade atingida.
Se mesmo assim você perceber que não houve mudanças e o cachorro continua do mesmo jeito, o ideal é também levá-lo ao veterinário.
Conclusão
Cachorro triste nunca é algo natural, em especial porque esses animais são alegres e bastante divertidos, sendo conhecidos até mesmo por essas características.
Logo, se o seu cão apresentar qualquer mudança de comportamento, atente-se aos sinais e tome as medidas necessárias para que ele fique bem o quanto antes.