Cachorro pode comer ração de gato? E gato, pode comer a ração do cachorro? Essas são algumas das perguntas mais comuns entre os tutores que possuem estes animais de estimação.
Isso porque, muitos podem acreditar que a “ração é tudo igual”. E, é claro, a “olho nu”, realmente parece não existir diferença, mas não é bem assim! Cada uma tem as suas particularidades. Confira a seguir!
Afinal, cachorro pode comer ração de gato e vice-versa?
A resposta é não! O cachorro não pode comer a ração de gato e nem o gato pode comer a ração de cachorro.
O motivo é muito simples: ambos possuem necessidades nutricionais diferentes e as rações são feitas pensando na necessidade de cada animal em particular.
Logo, se você divide seus cuidados entre cachorro e gato, é importante separar a ração de cada um, essa é a melhor maneira de você ter seus pets saudáveis e felizes.
Principais diferenças entre ração de gato e ração de cachorro
Os cachorros são onívoros. Isso quer dizer que mesmo tendo uma dieta baseada na proteína animal, eles podem consumir legumes, verduras e outros vegetais.
A ração para o cachorro é bastante balanceada, com uma grande quantidade de nutrientes que buscam satisfazer as necessidades do animal.
Em geral, a ração do cachorro tem muito carboidrato, vitamina D, fibras, ferro, cálcio e outros nutrientes que são fundamentais para fortalecer e dar energia para o animal.
Por sua vez, os gatos são exclusivamente carnívoros. Assim, precisam de uma ração com maior quantidade de proteína e gordura do que necessariamente carboidratos.
Meu cachorro comeu a ração do gato, e agora?
Cachorro pode comer a ração? Como você viu acima, a resposta é não! No entanto, nós sabemos o quanto os cães podem ser gulosos, não é mesmo? É muito comum eles se aventurarem por outros alimentos.
Se você tem um gato em casa, é provável que o seu cachorro já tenha experimentado a ração do seu felino, certo?
Comer uma vez ou outra não vai fazer mal. No entanto, esse comportamento não pode virar um hábito.
Como a ração do gato é rica em proteínas, o cachorro pode acabar sofrendo com vômitos e diarreia, além de outros sintomas.
Sendo assim, se o caso acontece isoladamente, não há com que se preocupar. Porém, se for constante, é preciso tomar atitudes para evitar problemas no futuro.
Como evitar que o cachorro coma ração do gato e vice-versa?
Existem várias dicas que você pode colocar em prática no dia a dia e que ajudam a evitar que o cachorro coma a ração do gato e vice-versa. Veja:
- Defina um horário de alimentação para ambos e vigie até que eles “raspem” a vasilha;
- Dificulte o acesso da comida do gato, colocando em um lugar mais alto para o cachorro não comer. Essa dica é muito importante quando se tem um gato mais chato para comer;
- Adestre ambos para que eles se acostumem às suas rações e não precisem recorrer a ração do outro;
- Ofereça ração de qualidade. Isso fará com que os animais não precisem recorrer ao pratinho do outro para apreciar uma boa comida.
Tipos de ração
É comum que os tutores fiquem em dúvida sobre qual ração oferecer para os seus animais de estimação. Hoje no mercado existem três tipos principais. Veja!
-
Super Premium
É a melhor de todas, uma vez que a ração é mais completa. Os ingredientes são de alta qualidade e por isso não há necessidade de oferecê-la várias vezes ao dia para o animal.
-
Premium
É uma ração mais elaborada, com ingredientes de alta absorção. Assim, é uma ração intermediária, que tem um bom aproveitamento pelo animal e traz benefícios visíveis, como melhora da pelagem, por exemplo.
-
Standard
Tem o menor custo e é mais acessível, uma vez que os ingredientes são de menor valor. Como é mais básica, o tutor precisa oferecê-la ao animal várias vezes ao dia para que ele consiga os nutrientes necessários.
Conclusão
Cachorro não pode comer a ração de gato e vice-versa. Cada uma tem as suas particularidades que devem ser respeitadas, como você viu aqui.