Se você chegou até aqui é porque já se deparou com cachorro comendo grama, não é mesmo? Este é um hábito muito comum entre os cães e que gera preocupação entre os tutores.
Existem várias razões que levam o animal a comer grama, inclusive, essa pode ser uma maneira de mostrar que algo não está bem com o seu amiguinho.
Por isso, hoje vamos explicar mais sobre o que pode ser o cachorro comendo grama e como você deve agir em uma situação como essa. Confira abaixo!
Cachorro comendo grama – Por que isso acontece?
Muitas vezes é porque a cor e o gostinho do mato acabam sendo atraentes para o animal. Por isso, pode ser apenas uma apreciação ou curiosidade do seu pet.
No entanto, esse comportamento pode ser um sinal de alerta, especialmente se o consumo da grama for feito em exagero. Isso porque, os cães fazem a ingestão de grama quando estão com desconfortos intestinais, como cólicas e intestino preso, ou deficiências de nutrientes.
Quadros de estresse e ansiedade também podem fazer com que o ato de comer grama se torne muito comum entre os cães. Afinal, é uma maneira de chamar atenção do tutor agindo de modo impulsivo.
Antes de tentar repreender o comportamento indesejado, é fundamental tentar descobrir o que está acontecendo.
Faz mal deixar o cachorro comer grama?
A grama pode trazer um alívio para algum problema gastrointestinal do animal. Assim, nem sempre o ato de ingerir grama faz mal para o pet. Aliás, é muito comum que esse comportamento aconteça.
O grande problema é que você não consegue garantir a procedência da grama, muitas vezes ela pode estar infectada com fezes de outros animais, por exemplo, causando doenças no seu pet. Além disso, junto a grama, podem existir outras plantas que são tóxicas e que podem causar irritação no estômago do animal.
É justamente por conta disso que comer grama pode trazer perigos para a saúde do seu cão.
Como fazer o cachorro parar de comer grama?
Para evitar que isso aconteça, algumas dicas de prevenção ajudam bastante. Acompanhe abaixo:
Ofereça uma alimentação adequada
Oferecer uma alimentação saudável é o primeiro ponto para evitar que o cachorro coma grama. A dieta do pet deve ser baseada em uma ração de boa qualidade e poucos petiscos.
Além disso, o espaço de tempo entre as refeições deve ser adequado. De acordo com os veterinários, o cão deve consumir 2 porções fracionadas de ração por dia.
Faça exercícios físicos com seu pet
Como dito acima, estresse e ansiedade também levam o cachorro a comer grama. Por isso, nada melhor do que manter uma rotina de exercícios físicos com seu pet.
Você o estará ajudando a gastar energia, reduzindo as chances de ansiedade e comportamentos indesejados para chamar atenção.
Um cão que não se exercita, além de comer grama para atrair atenção do tutor, pode destruir móveis e objetos da casa.
Mantenha as vacinas em dia
Outra dica importante de como evitar que o cachorro coma grama é manter as vacinas em dia. A vacinação é uma forma de garantir a saúde do animal, inibindo comportamentos que acontecem em razão de doenças.
Cachorro comendo grama: Quando levar ao veterinário?
Como citamos anteriormente, é normal que pequenas quantidades de grama sejam consumidas pelo cão, pois muitas vezes é mera curiosidade do pet e a ingestão não deve causar danos.
Mas se esse consumo for feito em excesso, pode indicar problemas digestivos e até mesmo respiratórios no seu amiguinho. Alguns dos sintomas mais comuns são:
- Diarréia;
- Febre;
- Perda de apetite;
- Vômito;
Nos casos acima se torna necessário levar o cachorro até o veterinário para que se identifique a causa desse comportamento e inicie o tratamento mais adequado.
Conclusão
Cachorro comendo grama nem sempre é um problema. Pelo contrário, é um comportamento comum e que pode acontecer por mera curiosidade do animal.
Contudo, se a ingestão da grama acontece com frequência e vem acompanhada de outros sintomas, o melhor a se fazer é levar seu amiguinho a um veterinário de confiança.