Origem: Itália
História: Trata-se de uma raça muito antiga, talvez descendente após mutação do Galgo egípcio, que chegou à Itália no século V a.C. O Pequeno Lebrel Italiano ou Galgo Italiano é descendente da família de Greyhounds. Tornou-se o cão preferido da nobreza italiana durante o período renascentista, servindo como inspiração para vários pintores da época. Sua popularidade fez com que a criação da raça se desenvolvesse muito e a Itália passou a ser considerada seu país de origem, redigindo então seu padrão oficial da raça.
- Você sabia? O Pequeno Lebrel Italiano é o menor da família dos Galgos. Greyhound ou Sloughi em minuatura.
Comportamento: Afetuosos, ágeis, silenciosos, educados, reservados, sensíveis, muito carinhosos, alegres e companheiros encantadores são características marcantes desse “Galguinho”. Adoram pular, correr e brincar. Convivem bem com outros cães e principalmente com outros Galgos.
Características: O Galgo Italiano tem o corpo elegante, compacto, cabeça e focinho alongados, orelhas pequenas e dobradas em perfeita angulação. Sua cauda e membros sãos finos e com musculatura seca.
Pelagem: Os pelos são curtos - rentes ao corpo, finos, brilhantes e macios; podendo apresentar áreas sem pelo.
Cor: Apresentam coloração uniforme, em preto, cinza, Isabella (termo Italiano que representa a cor amarelo). A cor Branca é tolerada somente no peito e nas patas.
Peso Adulto: Aproximadamente 5 kg.
Altura: 32 a 38 cm em média.
Expectativa de Vida: 12 a 15 anos.
Particularidades da Raça: Devido ao pouco pelo não gostam do frio e da chuva, em contrapartida, amam usar roupinhas e cobertores.