Quando o assunto é saúde, frutas e legumes são indispensáveis para qualquer dieta. Assim como para nós humanos, estes alimentos também podem ser benéficos para a saúde do seu animal de estimação. De qualquer forma, nem toda comida é apropriada para seu animal comer, pois eles têm uma digestão diferente da nossa. Por isso é fundamental saber quais frutas e vegetais os pets podem comer.
Ao introduzir os alimentos naturais, é importante introduzi-los apenas um por vez, para ajudar a detectar quaisquer alterações.
Frutas e vegetais que você pode oferecer ao seu cão
Banana: elas são ricas em potássio, vitaminas, biotina, fibra e cobre. São um ótimo petisco de baixa caloria para o seu cão. Apesar do baixo teor de colesterol e sódio, a banana tem um alto teor de açúcar por isso devem ser dadas com moderação.
Abacaxi: rica em vitaminas, minerais e fibras. Também contém bromelaína, uma enzima que facilita a absorção de proteínas pelos cães.
Morango: seus nutrientes ajudam a fortalecer o sistema imunológico e a retardar problemas relacionados ao envelhecimento.
Melância: contém vitaminas A, C e B6 bem como potássio que ajuda a manter a função muscular e nervosa saudável. Contém quase 92% de água, ou seja uma excelente alternativa para manter seu pet hidratado. Lembre-se de tirar as sementes.
Melão: rico em vitaminas A,B e C. TAmbém contém grandes quantidades de beta-caroteno e potássio. Antes de dar ao seu cãozinho certifique-se de remover as sementes e a casca.
Pêra: rica em cobre, fibras, vitaminas C e K. Remova as sementes e caroço antes. Pequenas fatias podem promover propriedades anticâncer.
Maçã: elas são uma ótima fonte de vitamina A e C e cheias de fibras para o bom funcionamento do sistema digestivo do seu cão. Lembre-se de remover o miolo e as sementes antes.
Mamão: a fruta contém vitaminas A, C, E e K, ácido fólico, cálcio, potássio e é rica em fibras e enzimas saudáveis. É uma ótima opção para o coração e sistema imunológico. Seu sabor agrada e muito o paladar dos cães. Quando calor, oferecida geladinha, pode ser uma ótima fonte de hidratação. Só não exagere na quantidade.
Cenoura crua: ricas em fibras betacaroteno e vitamina A. São um excelente petisco de baixa caloria que podem escovar o tártaro sendo boas para os dentes do seu cão.
Aipim: rico em carboidratos, fibras, cálcio, fósforo, magnésio, potássio e proteínas de origem vegetal. É um ótimo antioxidante natural, ajudam a fortalecer o sistema imunológico, melhora a digestão, é uma ótima fonte de energia para o metabolismo, e seus nutrientes também promovem a saúde da pele.
Chuchu: rico em vitaminas A e C, cálcio, fósforo, ferro e fibras. É ótimo para digestão. Indicado para cães que estão acima do peso.
Brócolis: rico em fibras e vitamina C e pobre em gorduras. É uma opção para oferecer em quantidades pequenas e ocasionalmente por ser fibroso.
Abóbora: rica em vitaminas e minerais e é uma ótima fonte de água. Pode ajudar cães que sofrem de constipação e diarréia.