Origem: China.
História: Pug é uma raça de cão de companhia originária da China. Tal afirmação é baseada no fato de terem encontrado cães similares na nação Oriental em 1700 a.C. Todavia, apenas quando levada à Europa, primeiramente pelos holandeses e em seguida pelos ingleses, é que a raça atingiu o padrão moderno. Adotada pela realeza europeia, foi a preferida de Josefina, esposa de Napoleão Bonaparte.
- Você sabia? O Pug é braquicefálico. Nome dado a cães que têm focinho curto e achatado. Cães com essa característica possuem sistema respiratório superior comprimido e portanto não toleram exercício físico excessivo.
Comportamento: Carinhoso com crianças e idosos, dócil, companheiro, devoto à familia. Embora pequeno, é corajoso e não mede esforços para defender seus tutores. Sua adaptação a novos ambientes e pessoas é fácil. Tem o hábito de comunicar-se através de resmungos e tem bastante noção de higiene.
Características: Seu corpo é compacto, sólido, recoberto por pelagem curta. Seu peito é largo, seus olhos são proeminentes e grandes, focinho achatado e orelhas finas em forma de botão. Sua cauda é enrolada sobre o quadril.
Pelagem: Fino, curto, liso, brilhante e macio.
Cor: Prata, Abricot, Preto ou Fulvo.
Peso Adulto: Aproximadamente 8 kg.
Altura: Aproximadamente 28 cm.
Expectativa de Vida: 10 a 12 anos.
Particularidades da Raça: Os Pugs não necessitam de exercícios diários, por essa razão, a alimentação deve ser controlada rigorosamente. Por serem braquicefálicos, os Pugs podem “roncar” principalmente após atividades e/ou dormindo, isso é normal! Evitem passeios em temperaturas muito elevadas, o ideal é passear pela manhã ou no final da tarde. Devido a troca de pelos, é recomendado que seja feita escovação diariamente.