Raça Shih Tzu

Origem: Tibete (China).


História:
Graças aos testes genéticos, é possível descobrir que o Shih Tzu é uma das raças mais antigas que existem hoje. Surgido no Tibete, foram criados por lamas tibetanos para serem uma pequena réplica de um leão, traço associado à mitologia budista e era utilizado como cão de companhia durante as longas viagens até a China. Seu nome foi dado pelos Chineses com o significado de “Pequeno Leão”, onde passaram a ser uma das poucas raças que habitavam a “Cidade Sagrada”, residência oficial da família do Imperador. O American Kennel Club (AKC) reconheceu a raça em 1969, e hoje, ele é um dos mais populares, em 10º lugar no ranking das raças mais registradas da AKC.


Curiosidades: Uma lenda conta que o Shih Tzu é o símbolo do amor impossível entre uma Princesa e um Mongol (povo predominante no Tibete). Como o casamento lhes foi negado, eles resolveram cruzar um legítimo representante da China, o Pequinês, com um Lhasa-Apso, originário de Lhasa (Capital do Tibete). Da união das raças, surgiu o Shih Tzu. Simbolizou tudo o que há de melhor nas duas culturas e do amor entre os dois povos.

  • Você sabia? Alguns exemplares de Shih Tzu foram dados como presentes para pessoas importantes na China, porque eram considerados um Amuleto da Sorte.


Comportamento:
Ativo, independente, calmo, meigo e alegre, necessitam de atenção e carinho. É o mais extrovertido dos cães asiáticos. Dificilmente latem, porém, são bastante alertas.

 


Características
: Cabeça larga e arredondada, focinho quadrado e curto. Orelhas grandes e caída, cobertas por longos pelos. Os olhos são escuros, arredondados e proeminentes. A cauda é implantada no alto e enrola sobre os quadris. Seu corpo é vigoroso, com peito largo e profundo; membros curtos, musculoso e fortemente estruturados.


Pelagem:
Longo, denso, não encaracolado, com moderado subpelo. Podendo apresentar ligeira ondulação. O comprimento do pelo não deve restringir o movimento.


Cor:
Colorações e tonalidades variadas; uma listra branca na testa e branca na ponta da cauda são altamente avaliados nos multicolores. Podendo ser comumente: Dourado e Branco, Dourado, Preto e Branco, Preto, Chocolate e Branco, Chocolate.  

 

Peso Adulto: De 4,5 a 8 kg em média.

Altura: 26 cm em média.   

Expectativa de Vida: 12 a 15 anos.


Particularidades da Raça:
Não gostam de ficar sozinhos por muito tempo e não toleram climas muito quentes. São braquicefálicos, (termo utilizado para cães com focinhos “curtos”) e por isso, requerem alguns cuidados principalmente na região dos olhos, já que são bastante proeminentes; passeios muito longos devem ser evitados. O uso de coleira peitoral é o mais indicado.


Horário de Funcionamento - Segunda a Sexta-feira: 8:30 às 18:00h / Sábado: 8:30 às 17:00h
Segunda a Sábado (11) 5555-3932 /  (11) 97242-5799 - Domingo e Feriado (11) 99993-0334
Trabalhe Conosco