Origem: Bacia Central do Mediterrâneo / Itália.
História: O Maltês é uma pequena raça, também chamada de Bichon Maltês, oriunda de Malta. Os primeiros registros encontrados sobre esta raça, datam da Europa do século XV, vindos da ilha italiana de Malta e usados como "moedas de troca" por marinheiros. A raça foi desenvolvida para tornar-se um cão de companhia, em princípio para a realeza europeia, como a Rainha Maria Stuart da Escócia, que o popularizou na Inglaterra. Saindo da Europa e chegando ao Brasil, alcançou o ápice de sua popularidade em meio a esta nação em 2000, quando tornou-se uma das dez raças mais comuns do país.
Comportamento: Esse cão é um adorável companheiro. Alegre, leal, brincalhão, dócil, ativo, robusto, calmo e cheio de energia. Capaz de adaptar-se facilmente a vida de seus donos e a diferentes condições climáticas. Não são muito simpáticos com estranhos, mas são fáceis de educar e treinar. Ao atingir a idade adulta, amam ficar no colo.
Características: Corpo alongado, cabeça chata e levemente larga. Seus olhos são grandes de expressão viva e atenta, orelhas caídas rentes as laterais da cabeça, pouco eretas. Membros curtos, boa ossatura e patas arredondadas. Cauda espessa na raiz e fina na ponta, formando uma única curva.
Pelagem: Denso, brilhante, longo sobre todo o corpo, reto sobre todo seu comprimento, sem ondulações. Textura sedosa, não há subpelo.
Cor: Branco puro, podendo variar em tom de marfim pálido.
Peso Adulto: Aproximadamente 3 a 4 kg.
Altura: 20 a 25 cm em média.
Expectativa de vida: 12 a 14 anos.
Particularidades da Raça: Típico cão de apartamento. Passeios curtos e limitados são suficientes. Não gostam de ficar sozinhos por muito tempo, chamam atenção e gostam de andar atrás das pessoas da casa; deve-se desembaraçar os pelos e penteá-los frequentemente.