Origem: Alemanha.
História: Também conhecidos como Lulu da Pomerânia. São descendentes de cães da família Spitz, raça mais antiga da Europa. Segundo estudos, são cães do período pré-histórico e podiam pesar até 25kg, por essa razão eram utilizados como cães de guarda, caça e para ajudar a puxar o trenó. Em 1937 a rainha Vitória adquiriu um filhote da raça, tornando-a conhecida mundialmente.
- Você sabia? A família Spitz conta com cinco variedades de tamanho e o Spitz Alemão Anão, ou Lulu da Pomerânia, é o menor deles.
Comportamento: Companheiro, dócil, leal, atento, obediente, inteligente e brincalhão. Adora crianças e é extremamente devoto ao seu tutor. Pode ser um tanto desconfiado com estranhos, por essa razão é um cão excelente para guarda, apesar do seu tamanho.
Características: Possui orelhas pequenas e pontudas, olhos castanhos e ovais . Sua cauda é inclinada para o dorso, seu corpo é curto, reto e recoberto por uma pelagem longa e rica. Seu peito é profundo.
Pelagem: Sua pelagem é dupla. O subpelo é curto, grosso e lanoso, já a pelagem externa costuma ser lisa, longa e separada. Não é enrolada e nem repartida no dorso e são caracterizados pela pelagem em seu rosto, assemelhando-se a uma juba.
Cor: Creme, Creme Zibelina, Laranja Zibelina, Preto e Castanho, Particolor, Cinza, Laranja, Branco, Marrom, Preto.
Peso Adulto: Aproximadamente 3kg.
Altura: 20 a 23 cm em média.
Expectativa de Vida: 12 a 15 anos.
Particularidades da Raça: Há diversos tipos de tosas para os Lulus, as mais comuns são a tosa ursinho (ou também conhecida como tosa bebê), tosa padrão e a tosa leão.