Segunda a Sábado (11) 5555-3932 / Todos os dias (11) 99507-9357 whatsapp / Hotel (11) 99786-2980

Raça Border Collie

Origem: Grã-Bretanha


História:
Raça criada para servir de Pastoreio. Relativamente nova, com pouco mais de cem anos desde que foi estabelecido seu padrão, apesar disso, sua origem não é precisa e a justificativa para tal é a de que seus ancestrais já atuavam como pastores de rebanho no século XIV. Sua aparência robusta deu-se através de cruzamentos seletivos, a fim de manter sua função de pastor. É considerada a raça mais inteligente do mundo de acordo com o livro “A Inteligência dos Cães” de Stanley Coren.


Comportamento:
Simpático, inteligente, dócil, espirituoso e adora aprender. Estão sempre prontos para brincar e são comumente indicados para crianças. Necessita de passeios diários, pois têm bastante energia, que necessitam utilizá-la. Possui características notáveis para os mais diversos tipos de adestramentos, incluindo obediência e agility.


Características:
Bem proporcionado, apresenta contornos suaves, demonstrando graça e equilíbrio. O focinho e crânio apresentam praticamente o mesmo tamanho e o tronco é ligeiramente mais comprido em comparação à altura dos membros. Sua cauda é moderadamente longa, recoberta por pelagem.


Pelagem:
Apresenta variedade de pelo, sendo longo e curto. A pelagem de cobertura é densa, porém lisa, com textura média, subpelo macio.


Cor:
Apresenta variedade de cores como: Azul e branco, Azul Merle, Azul Merle Tricolor, Azul Tricolor, Azul Zibelina, Azul Zibelina Merle, Isabela e Branco, Isabela Merle, Isabela Merle Tricolor, Marrom e Branco, Marrom Merle, Marrom Merle Tricolor, Marrom Tricolor, Marrom Zibelina, Marrom Zibelina Merle, Preto e Branco, Preto Merle, Preto Merle Tricolor, Preto Tricolor, Preto Zibelina, Preto Zibelina Merle, Tigrado e Branco, Vermelho e Branco.


Peso Adulto:
Aproximadamente 30 kg.

Altura: 53 cm em média.

Expectativa de Vida: 10 a 12 anos.


Particularidades da Raça:
Algumas raças possuem maior predisposição a alterações genéticas do que as outras; a principal que comumente acomete o Border Collie é a Displasia Coxofemoral. Para diminuir esse risco, deve-se realizar o controle de imagens radiográficas dos pais, entretanto, isso não garante que o filhote não apresente tal alteração, uma vez que animais dessa raça podem carregar genes de dezenas de gerações antecessoras. O fator genético proporciona 95% dos casos, sendo os outros 5% de causa adquirida, através de pisos pouco aderentes e/ou sobrepeso.